O Brasil tem um a dívida com a sua nação. A escravidão está na nossa história. As perversidades da exploração humana, as chibatadas, a fome, o trabalho forçado, as péssimas condições de vida era o destino de pessoas negras, trazidas a força para este país para serem vendidas e exploradas. Neste percurso se consolida a pura e dura violência.
A escravidão é desumana, perversa e sem perdão. Mas, foi realidade durante longos anos. Porém a abolição não garantiu dignidade humana aos nossos irmãos negros e pior não eliminou o sentimento de superioridade racial. As atrocidades movidas pelo racismo matam, violentam e condenam a pobreza e excluem socialmente pessoas negras. Mesmo o Brasil sendo o País da diversidade, na pratica, os “Brancos” assumem privilégios e não contribuem para desconstrução dessa mentalidade colonizadora.
Reconhecer a divida etino racial histórica que temos com a parte nosso povo é o primeiro passo para a superação do racismo. 20 de novembro é um dia histórico que precisa ser alimentado com discussão, com políticas de inclusão e superação de pré conceitos. 20 de novembro é o reconhecimento que a resistência, a luta e morte de um povo cruelmente escravizado, não será esquecida. 20 de novembro não é dia de comemoração, mas reconhecimento das atrocidades cometidas contra uma gente inocente e alerta para que os erros do passado não se repitam.
O STIUEG se coloca nas fileiras da luta de classe, que conglomera as lutas etino raciais. 20 de novembro e mais os 364 dias de cada ano, são dia de luta.
Estamos juntos!
Viva a luta, Viva Zumbi, Viva a consciência negra!
Em Goiânia as atividades acontecerão na Assembléia Legislativa nos dias:
- 20/11
15h – abertura oficial
19h – roda de capoeira
20h – apresentação da Escola de samba Brasil Mulato
- 21/11
15h – Apresentação de capoeira
19h – Homenagem aos sambistas e inauguração do projeto Terra Preta
Nos dois dias haverá feira de artesanato das 8h às 20h
O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás (STIUEG) teve seu início no ano de 1949, com a criação da Associação dos Funcionários da CELG. O segundo passo importante dessa história foi dado com a extensão de base para a Associação dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás...
Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Supera Web X