Na data que se comemora o dia mundial da água, 22 de março, os trabalhadores do setor de saneamento de diversos estados se mobilizaram na defesa do maior patrimônio da humanidade, a água.
Em Goiás, não foi diferente, os trabalhadores da Saneago se reuniram em assembleia fortalecendo a luta nacional. Na ocasião foram discutidas as pendências do acordo coletivo 2016 que foi entregue ontem pela a Direção da empresa para direção do STIUEG, fruto da mobilização da categoria no ultimo dia 15.
STIUEG passou informes gerais de interesse da categoria e discutiu a proposta ponto a ponto. Acompanhe a negociação e a decisão da assembleia sobre:
- Auxilio Transporte (entorno de Brasília)
· “A Saneago fornecerá auxílio transporte aos empregados do entorno a partir do mês de abril de 2017...” O STIUEG ressalvou a necessidade de estabelecer uma data fixa para o recebimento do auxilio, bem como pagamento retroativo ao mês de junho de 2016.
- Plano de Cargos, Carreira e Remuneração – Progressão Horizontal
· A empresa propõem aplicar a partir de abril 1.1% , ou seja 1 step como forma de penalidade pela não realização da avaliações por desempenho. O Sindicato ressalva que o pagamento retroaja ao mês de novembro de 2016 e que tenha uma compensação maior, conforme acordo coletivo. O que será defendido nas próximas reuniões com a Direção da SANEAGO. Alertamos ainda que essa medida não pode ferir o principio da isonomia entre os profissionais da empresa.
-PCS Enquadramento dos Atendentes Comerciais
· Atendendo uma antiga demanda da categoria está conquista coloca fim a uma injustiça praticada há alguns anos atrás, onde o pré requisito dos mesmos era de nível médio. E foram enquadrados, com advento da Criação do agente administrativo, no nível fundamental.
-Incentivo Intelectual
· Considerando a alternância da Direção da empresa nos últimos meses, o STIUEG junto a direção da empres retoma os prazos estabelecidos prazo de 60 dias para discutir uma nova política de incentivo intelectual atravez de uma comissão paritária entre o RH, o Stiueg e entidades representativas.
Os Diretores do Sindicato relataram as demandas que estão recebendo da categoria quanto a: possíveis irregularidades e falta de transparência do ponto eletrônico; mudanças de carga horária sem discussão com o sindicato; redução da gratificação e diferenciação da jornada de trabalho a todos os atendentes do Vapt Vupt ; E o PPR – Programa e Participação e Resultado que está sendo descumprido pela empresa mas garantido no Acordo Coletivo.
O STIUEG entende que todos os pontos aqui expostos são demandas prioritárias e continuarão sendo defendidas pelo sindicato nas negociações, já que empresa, no documento apresentado, se prontifica a continuar a discussão.
Sendo assim, a proposta da empresa foi aprovada parcialmente, com as ressalvas apresentadas pelo STIUEG que retorna a mesa de negociações munido da certeza de que as pendências precisam ser resolvidas antes do inicio das discussões da campanha salarial de 2017.
O STIUEG enlatasse a participação de toda categoria na capital e interior, e ressalta que só a luta, a mobilização e participação dos trabalhadores junto ao sindicato alcançaremos os resultados almejados.
Juntos, nas lutas da categoria e em defesa da água e dos direitos dos trabalhadores.
Para ver álbuns de fotos clique aqui
O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás (STIUEG) teve seu início no ano de 1949, com a criação da Associação dos Funcionários da CELG. O segundo passo importante dessa história foi dado com a extensão de base para a Associação dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás...
Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Supera Web X