A SANEAGO não saiu da mira da privatização. Nos últimos dias, temos acompanhado nos noticiários e jornais o interesse do Prefeito e Governo do Estado em retomar as iniciativas privatistas para o setor de saneamento. Está na relatoria da Câmara Municipal um projeto do município que requer a “antecipação da renovação do contrato” exploração do SANEAGO por mais 30 anos.
Novidade? Não. Somos gatos escaldados. A iniciativa privada não entra em uma operação comercial para ter prejuízo. Empresário faz negócio para obter lucros. E a água, vista como mercadoria estratégica, tornou-se um objeto de disputa econômica global. As grandes empresas e grupos transnacionais querem o controle deste bem. E querem a garantia de retorno do investimento, portanto a renovação da concessão.
O STIUEG tem, ao longo dos anos, travado e barrado as constantes iniciativas de privatizar a SANEAGO. Uma luta que também ganha força e aliados comprometidos com a sociedade. Depois do vereador Elias Vaz e vice prefeito de Goiânia, recebemos o relator do processo, vereador Djama Araujo, que ressaltou ser totalmente contra a privatização, assegurou o interesse em trabalhar por políticas públicas e demonstrou interesse em pautar a construção de uma proposta nacional de desenvolvimento e universalização do saneamento público e de qualidade.
Djalma garantiu que não vai permitir que o projeto de Lei do Prefeito ande sem uma discussão qualificada que garanta a participação da Universidade, Ministério Público, CREA, sociedade civil, usuário e este sindicato.
O Stiueg não é contra a renovação do contrato da SANEAGO, está contra a renovação amarrada pela privatização. Porque este caminho distancia ainda mais do que realmente nos interessa: uma Política Nacional de saneamento compatível com nossa pobre realidade ainda longe da universalização do acesso aos serviços.
Clareza e compromisso social é o que precisamos. A população e categoria acompanham atenta essa importante questão e que estamos prontos para contribuir com a melhor proposta possível para a sociedade, município e Saneago. Todos juntos pela SANEAGO.
O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás (STIUEG) teve seu início no ano de 1949, com a criação da Associação dos Funcionários da CELG. O segundo passo importante dessa história foi dado com a extensão de base para a Associação dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás...
Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Supera Web X