O 12º Congresso dos Urbanitários de Goiás foi um verdadeiro sucesso. Eleitos de forma democrática nos próprios locais de trabalho, os delegados que participaram do evento discutiram, durante três dias, os rumos da nossa categoria para os próximos anos.
O Delegados representaram trabalhadores de Goiânia, Anápolis, Águas Lindas, Campos Belos, Ceres, Cidade Ocidental, Formosa, Goiás, Goianésia, Iporá, Itumbiara, Jatai, Luziânia, Minaçu, Morrinhos, Novo Gama , Palmeiras, Pires do Rio, Planaltina, Porangatu, Rio Verde, Santa Helena, São Luiz Dos Montes Belos, Uruaçú, Trindade
O evento realizado nos dias 26,27 e 28 de novembro, no hotel Castelo Plaza, em Goiânia, contou com palestras sobre política, previdência social, saneamento e setor elétrico, onde profissionais de reconhecimento nacional contribuíram através de informações para um rico debate entre os participantes.
No encerramento do Congresso o advogado João Machado relatou à categoria o andamento das ações que o STIUEG tem na justiça contra a subdelegação dos serviços da Saneago onde ressaltou as dificuldades de transparecia no contrato, a demora na justiça e a necessidade de continuar atuado politicamente. Neste sentido o STIUEG respaldado pelo congresso, reafirmou o fortalecimento e comprometimento da categoria nessa luta e tão logo divulgará boletim para manter todos informados sobre este assunto.
Confira a seguir principais deliberações do evento:
1. Alteração do artigo 79 do estatuto, adequação do mesmo ao novo código civil.
2. Ações políticas:
· Articulação com as Federação Nacional dos Urbanitários – FNU - a fim de promover mobilizações nos Estados partindo como principio o Estado de Goiás.
· Unificar as lutas entre setor elétrico e Saneamento.
· Retomar e fortalecer as mobilizações com ações populares, articulações com prefeitos e parlamentares contra o processo de subdelegação.
· Confecção de jornais para esclarecimento da população e categoria sobre processo de subdelegação.
· Confeccionar informativo das ações jurídicas com o objetivo de esclarecer a categoria sobre andamento dos processos.
· Fazer gestão junto ao governo federal no intuito de articular o nome do novo Ministro das Cidades.
· Promover mobilização e audiências pública na região do entorno de Brasília
· Fazer um documentário sobre as subdelegação para o aniversario do contrato com a Odebrecht . Ressaltando as ineficiências, precariedade dos serviços, falta de cumprimento do contrato.
· Notificar as empresas Celg e SANEAGO quanto ao descumprimento das legislações trabalhistas.
· Fazer a discussão na base com a categoria quanto a representatividade e filiação dos empregados da Odebrech no STIUEG.
O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás (STIUEG) teve seu início no ano de 1949, com a criação da Associação dos Funcionários da CELG. O segundo passo importante dessa história foi dado com a extensão de base para a Associação dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás...
Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Supera Web X