Telefone: (62) 3233-0712 Email: stiueg@uol.com.br Contato Hino STIUEG

Leia..

Lobão descarta racionamento de energia e critica sistema Cantareira

Salve e compartilhe
13/05/2014

O ministro de minas e energia, Edison Lobão, voltou a descartar nesta segunda-feira (12) o risco de falta de energia no país e a necessidade de racionamento do consumo em decorrência da estiagem, e criticou a falta de investimento no sistema Cantareira, de responsabilidade do governo do estado de São Paulo.

“Teremos energia suficiente em qualidade e quantidade”, garantiu o ministro, criticando as análises de especialistas que apontam para uma necessidade de ao menos uma racionalização do consumo.

Durante encontro com empresários na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), em São Paulo, Lobão destacou que o sistema elétrico brasileiro possui muito mais segurança e flexibilidade, em comparação ao ano de 2001, quando o país passou por racionamento de energia, e fez questão de diferenciar os efeitos da estiagem no Sudeste no sistema elétrico e no sistema de abastecimento de água.

“Se chegar a situação de faltar energia no sudeste, temos condições de trazer de outras regiões”, explicou.

Ele destacou que o sistema elétrico passou por uma prova de fogo no início do ano com reservatórios baixos e recordes sucessivos de consumo de energia e que “nem por isso o sistema se abalou”. O ministro ressaltou que a estiagem, por outro lado, chegou a comprometer o abastecimento de regiões de São Paulo.

“Temos a segurança de que não há problemas no setor elétrico porque estamos investindo maciçamente nele”, disse. “Ao contrário do que ocorre no sistema Cantareira, que no meu entendimento decorre um pouco da falta de investimento”, completou.

Segundo Lobão, desde 2003, a capacidade instalada de energia no país aumentou 73%, ao passo que o consumo cresce 51%. “O sistema foi expandido em mais de 60% em 11 anos”, disse.

O ministro afirmou que a previsão e de investimentos de R$ 260 bilhões no setor até 2022.

Sem risco na Copa
Em entrevista a jornalistas ao término do encontro com os empresários, Lobão disse que não existe risco de falta de energia ou de qualquer risco para o setor em razão da Copa do Mundo.

"Não trabalhamos com nenhuma possibilidade de racionamento", disse o ministro. "Nós tivemos um pico de demanda recentemente e, todavia, o sistema reagiu positivamente. Não temos nenhuma preocupação com a demanda da Copa do Mundo, mesmo que persista a falta de chuva", completou.

Fonte: G1

Destaques

Newsletter

Stiueg

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás (STIUEG) teve seu início no ano de 1949, com a criação da Associação dos Funcionários da CELG. O segundo passo importante dessa história foi dado com a extensão de base para a Associação dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás...

Onde estamos

® STIUEG.ORG.BR
Rua R-2 nº 210 Setor Oeste
Goiânia - Goiás CEP: 74125-030
Telefone: (62) 3233-0712
Email: stiueg@uol.com.br

Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Supera Web X