Telefone: (62) 3233-0712 Email: stiueg@uol.com.br Contato Hino STIUEG

Leia..

Celg é prioridade na autoconvocação

Salve e compartilhe
20/01/2014

O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, deputado Helder Valin (PSDB), confirmou pra hoje, às 15h, o início do período de autoconvocação da Assembleia Legislativa de Goiás para votação de matérias da Governadoria. O período de autoconvocação tem previsão de término no dia 24. Neste período, não haverá remuneração extra para os 41 parlamentares.

O principal projeto a ser apreciado pelos deputados tem como prioridade remanejar recursos, já autorizados para a Companhia Celg de Participações (CelgPar), para a Celg Distribuidora (CelgD), visando garantir a manutenção, além de obras e investimentos.

De acordo com o projeto do governador Marconi Perillo (PSDB), que foi protocolado no Palácio Alfredo Nasser, no último dia 14, o objetivo é diversificar a aplicação do empréstimo de R$ 1,9 bilhão destinado inicialmente à capitalização exclusiva da Celgpar, transferindo algo em torno de R$ 800 milhões para a CelgD, com fins específicos: capacitação e celebração de contratos mútuos.

No oficio encaminhado à Assembleia Legislativa para justificar a convocação dos deputados, o governador Marconi Perillo anexou exposição de motivos do secretário da Fazenda, José Taveira da Rocha, em defesa da mudança dos recursos: "A medida proposta visa ampliar a abrangências do alcance na aplicação dos recursos que serão disponibilizados, promovendo a positivação do patrimônio líquido ajustado a preços de mercado da CelgD, e o aproveitamento de recursos para outros fins específicos que possibilitem a diminuição da exposição do Estado nos limites de garantias oferecidas, bem como possibilitar a reestruturação de dívida da CelgD com menos custo de capital, através de contrato mútuo, se necessário for a sua utilização, e outras aplicações na CelgD."

As sessões estão marcadas para o horário normal, com início às 15h, mas o presidente Helder Valin admite mudanças se for do interesse dos deputados. Matérias dos parlamentares também poderão ser votadas nesse período.

Projetos enviados pelo governo ao Legislativo

·         Introduz alteração na Lei 16.898, de 26 de janeiro de 2010, que dispõe sobre as consignações em folha de pagamento dos servidores e militares, ativos e inativos e pensionistas do Executivo Estadual. Acréscimo do artigo 7º, elevando os créditos consignados cujo número de parcelas atualmente são limitados a até 60 meses para 96 meses quando se tratar de contrato de empréstimo com instituição financeira responsável pelo processamento de créditos provenientes da folha de pagamento gerada pelo Poder Executivo.

·           Confere nova redação ao parágrafo único, do artigo 1º da Lei n 18.297 de 30 de dezembro de 2013. Com o novo texto amplia-se a destinação dos recursos a serem disponibilizados com a operação de crédito que o referido diploma legal autoriza o Poder Executivo a conceder garantias e contragarantias  para a sua obtenção junto à Caixa Econômica Federal, de forma a permitir possam eles também ser utilizados mediante celebração de contrato mútuo e outras aplicações na CELG Distribuidora S/A - CELG D.

·           Autoriza eventual aporte de recursos financeiros do Fundo de Participação do Estado (FPE) na situação que especifica. Trata-se de medida preventiva para a eventualidade da extinção do Cheque Moradia, emitido no âmbito do Programa Habitar Melhor da Agência Goiana de Habitação, caso em que contrapartida do Estado, prevista na clásula 5ª do Termo de Cooperação e Parceria Celebrado entre o Estado de Goiás, por intermédio da Agehab e a Caixa Econômica Federal, objetivando o aporte de recursos estaduais, via Cheque Moradia, destinados ao desenvolvimento do Programa do Governo Federal, Minha Casa, Minha Vida, vinculado ao Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) - No Estado de Goiás, será suportada pelo Fundo de Participação do Estado (FPE).

Fonte: Diário da Manhã

 

Destaques

Newsletter

Stiueg

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás (STIUEG) teve seu início no ano de 1949, com a criação da Associação dos Funcionários da CELG. O segundo passo importante dessa história foi dado com a extensão de base para a Associação dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás...

Onde estamos

® STIUEG.ORG.BR
Rua R-2 nº 210 Setor Oeste
Goiânia - Goiás CEP: 74125-030
Telefone: (62) 3233-0712
Email: stiueg@uol.com.br

Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Supera Web X