Trabalhadores da CAB Cuiabá, concessionária de água e esgoto, estão em greve. A decisão é resultado de discordância à proposta apresentada pela empresa a respeito do acordo coletivo 2013/2014.
Conforme liminar obtida pela CAB Cuiabá, o efetivo mínimo para a operação da concessionária durante o período de greve deverá ser de 209 colaboradores.
O sindicato da categoria deve manter o mínimo de 60% dos empregados nas atividades consideradas “críticas” – aquelas relacionadas com os serviços de tratamento e distribuição de água e de esgoto.
Esse percentual busca garantir que os serviços essenciais não tenham paradas que possam causar prejuízos no abastecimento à população.
A área operacional envolve os setores de manutenção de redes de água e esgoto, produção e distribuição de água, operação de estações de tratamento de água e esgoto, eletromecânica e controle operacional.
Nas atividades consideradas como “processo chave”, como atendimento ao público, faturamento, leitura e arrecadação, o percentual deverá ser de 30%.
Após o feriado de Corpus Christi, os postos de atendimento ao cliente, call center e o setor de manutenção têm expediente normal, porém com redução no número de funcionários.
Propostas
Entre as propostas apresentadas pela CAB Cuiabá ao sindicato dos trabalhadores no saneamento de Cuiabá estão a reposição de perdas e ganhos salariais com aplicação do IPCA acumulado de 7,40%, para salários até cinco mil reais, e 6,40% para os salários acima de cinco mil.
Com a aplicação do índice para o reajuste, o piso salarial da empresa ficará em R$ 812,77 (cargo de auxiliar operacional).
Em maio, sete assembleias gerais foram realizadas na companhia para a discussão do acordo coletivo.
O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás (STIUEG) teve seu início no ano de 1949, com a criação da Associação dos Funcionários da CELG. O segundo passo importante dessa história foi dado com a extensão de base para a Associação dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás...
Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Supera Web X