Telefone: (62) 3233-0712 Email: stiueg@uol.com.br Contato Hino STIUEG

Leia..

Fraude descarada

Salve e compartilhe
08/05/2013

 

A Rádio 730 e o portal730.com.br adiantaram o resultado da licitação da Saneago. Em diversos textos e áudios, em reportagens e comentários, a rádio e o portal afirmaram que a empreiteira Odebrecht iria ganhar obras de saneamento em Goiás. Disseram até quais seriam os serviços. Agora, se confirmou que o Consórcio Centro-Oeste vai cuidar de água e esgoto em quatro das principais cidades goianas: Aparecida de Goiânia, Trindade, Rio Verde e Jataí. Até na desfaçatez do engodo a rádio e o portal acertaram: o consórcio se chama Centro-Oeste, mas quem está por trás é a Odebrecht.

O Ministério Público e qualquer outra instituição de credibilidade precisam mostrar que ainda existe lei para ser cumprida. Uma empreiteira envia para o Estado dois vice-presidentes. Um para ganhar a licitação do saneamento terceirizado. Outro para tomar conta do Veículo Leve sobre Trilho, o VLT, que ainda está em fase de projeto. A rádio e o portal anteciparam o final da concorrência e as autoridades não se mexeram. Quem mexeu os pauzinhos foi a Odebrecht, quem mexeu o doce foi o governo, para usar uma expressão cara a Marconi Perillo. As pessoas decentes estão paradas, assistindo o mundo se acabar em assalto.

Até agora não apareceu um conselheiro de Tribunal de Contas, um promotor ou um procurador para apresentar os pilantras às algemas. Não tem ninguém para vigiar e muito menos para punir. Por isso, os patifes vão se dando bem e atraindo os comparsas de fora. Não basta a Celg dando prejuízo superior a 2 milhões de reais por dia. Não basta a violência batendo recordes. Não basta o sucateamento da Saúde. Não basta haver cracolândia em todo lugar, inclusive ao lado do gabinete do governador. Não bastam os absurdos que Goiás já tinha, surge a nova modalidade de máfia, a máfia da licitação bem feita.

Os bandidos tradicionais goianos faziam malandragem nas concorrências, mas nem precisava ser perito para descobrir as malfeitorias. Agora, chegou a tecnologia da trapaça. Os malandros corrompem de forma tão perfeita que a fraude fica além do conhecimento dos especialistas. É necessário contar com a imprensa. E nem sempre ela está disponível. Talvez seja por isso que empreiteiras tenham vindo para acabar com o que resta de Goiás.

Uma empreiteira está fazendo um imenso shopping ao lado de um rio, a poucos metros do filete de água podre. Mas nenhuma autoridade viu a podridão.

Outra empreiteira constrói prédios dentro de nascentes em setores nobres de Goiânia e nenhuma autoridade vê a destruição.

Diversas empreiteiras especulam com imóveis, obtêm autorizações ambientais suspeitas e acabam com mananciais. E nenhuma autoridade acha que isso é errado.

Agora, o descaramento atingiu o auge. As empreiteiras chegam a Goiás, se instalam nas cercanias do poder e tomam o que querem. Ninguém do Ministério Público diz nada. Ninguém do Tribunal de Contas diz nada. Ninguém da imprensa diz nada. Se a Odebrecht não for afastada da Saneago e do VLT estará comprovado que quem manda no Estado é a pouca vergonha. Ou a vergonha nenhuma.

Destaques

Newsletter

Stiueg

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás (STIUEG) teve seu início no ano de 1949, com a criação da Associação dos Funcionários da CELG. O segundo passo importante dessa história foi dado com a extensão de base para a Associação dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás...

Onde estamos

® STIUEG.ORG.BR
Rua R-2 nº 210 Setor Oeste
Goiânia - Goiás CEP: 74125-030
Telefone: (62) 3233-0712
Email: stiueg@uol.com.br

Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Supera Web X