Rio - O presidente da Eletrobras, José da Costa Carvalho Neto, disse ontem que começa em 1º de novembro um pente fino nas instalações das subestações, a mando do Ministério de Minas e Energia, com o objetivo de evitar falhas que levem a novos apagões no País. “A estrutura do sistema é sólida, robusta, e realmente aconteceram três ou quatro casos em seguida, o que não é normal. Mas não tem nenhum problema assim mais sério, de falta de manutenção, nada disso”, afirmou.
“Agora a orientação do Ministério de Minas e Energia é de fazermos um pente fino nessas instalações da rede básica, no sentido de detectar todos os problemas que podem ainda estar latentes no sistema”, declarou Carvalho Neto ao participar de um seminário sobre energia na Associação Comercial do Rio de Janeiro.
O executivo disse que os últimos apagões não foram causados por falta de investimentos. Ele também afastou a possibilidade de atos de vandalismo ou sabotagem terem prejudicado o fornecimento “Os investimentos têm sido feitos. Especialmente nós, da Eletrobras, nas nossas instalações, temos feito esses investimentos. E esse último (apagão) que aconteceu no Nordeste até não foi provocado por nenhuma instalação nossa, mas era uma rede muito nova, que tinha recentemente entrado em operação”, lembrou Carvalho Neto.
NOVO MODELO
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vai passar a fiscalizar preventivamente as concessionárias de energia elétrica no País. O novo modelo de fiscalização, que envolve indicadores de desempenho, será colocado em audiência pública no primeiro semestre do ano que vem, informou Davi Antunes Lima, superintendente de Regulação Econômica da Aneel.
“Temos de aperfeiçoar nossos mecanismos de fiscalização, tentar atuar preventivamente, ao invés de esperar que uma rede dê problemas”, disse Lima.
OPopular 30/10/2012
O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás (STIUEG) teve seu início no ano de 1949, com a criação da Associação dos Funcionários da CELG. O segundo passo importante dessa história foi dado com a extensão de base para a Associação dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás...
Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Supera Web X