Um dos usuários presos no ponto mais alto, o policial Jorge Menezes, de 26 anos, registrou em vídeo, no telefone celular, o momento da pane elétrica; 16h37, e o momento do resgate; 17h35. A Celg informou à administração do parque que a queda de energia aconteceu devido à chuva.
O diretor da empresa que fornece os brinquedos - Astri - e administrador do parque, Adilson Capel, afirma que a energia elétrica voltou aproximadamente 17h50. Ele afirma que o Mutirama é dividido em três áreas, cada uma com um gerador de energia, alugados pela Prefeitura.
Os três brinquedos que prenderam os usuários - entre crianças e adultos - ficam justamente na área em que o gerador não funcionou. Foi preciso usar o aparelho instalado para atender a outra área do parque.
Capel afirma que o ligamento dos geradores demora de 5 a 10 minutos. Devido a pane no aparelho, levou-se mais cerca de 20 minutos para instalar o segundo gerador e outros 10 minutos para a retirada de todos que estavam na roda gigante.
O diretor da Astri estima em 40 minutos o resgate dos usuários. Já o educador físico André Cavalcanti de Albuquerque, de 25 anos, diz que ficou preso uma hora: “Ouvimos um estouro. Cinco minutos depois começou a chover. Ficamos presos por uma hora”, diz André.
A administradora de empresas Kassia Karulliny Medeiros, de 25 anos, diz que até os 20 minutos de espera estava tranquila. Com a demora, o nervosismo foi aumentando. A mãe dela, a dona de casa Maria de Fátima Medeiros, de 49 anos, reclamou do frio. “Batia um vento muito forte lá em cima, e ainda estava chovendo.”
Jorge, André, Kassia e Maria de Fátima estavam na mesma gôndola, abaixo apenas de uma, em que um pai tentava acalmar o filho. Os quatro são do Mato Grosso e foram ao parque por insistência de Kassia.
ALTERNATIVAS
A retirada dos usuários da Roda Gigante por meio de um segundo gerador foi, segundo Capel, a terceira alternativa. “A primeira seria a energia da Celg não acabar”, afirma. O secretário municipal de Esporte e Lazer, Wesley Batista, diz que ligou na estatal para obter informações sobre a queda, mas foi orientado a enviar ofício, o que pretende fazer hoje.
Os outros brinquedos em que usuários ficaram presos são a torre Turbo Drop e a montanha russa Super Jet, com 14 e quatro pessoas, respectivamente. Capel diz que a torre estava próxima do chão, mas o mecanismo que prende os usuários trava independentemente do problema.
Já na montanha russa, um carrinho estava na parte alta. Funcionários do parque subiram para destravar o freio automático e empurrar a cápsula até a parte baixa. Ele diz que o resgate demorou 15 minutos.(Colaborou Bárbara Daher)
Fonte: O Popular