O Stiueg tem recebido diversas denúncias a respeito do não pagamento do adicional de insalubridade para vários trabalhadores da Saneago que desenvolvem suas atividades em ambientes insalubres. No mês passado foi enviado um ofício ao diretor administrativo da estatal, Mauro Henrique Nogueira, informando-o das denúncias e cobrando soluções.
Como o próprio nome diz, ambientes insalubres são aqueles que podem causar doenças ao trabalhador devido a atividade desempenhada. A insalubridade é definida pela legislação em função do tempo de exposição ao agente nocivo levando em conta ainda o tipo de atividade desenvolvida pelo empregado no curso de sua jornada de trabalho, observados os limites de tolerância, as taxas de metabolismo e respectivos tempos de exposição.
Assim, são consideras insalubres as atividades ou operações que por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, expõem o empregado a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza, da intensidade do agente e o tempo de exposição aos seus efeitos.
O sindicato espera que até o final desta semana possamos nos reunir com o diretor administrativo para resolver estas pendências e garantir que todos os trabalhadores que trabalham em áreas insalubres, recebam o adicional.
Segue abaixo o ofício enviado no dia 27 de março:
* Com informações do site: http://www.guiatrabalhista.com.br/tematicas/insalubridade.htm
O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás (STIUEG) teve seu início no ano de 1949, com a criação da Associação dos Funcionários da CELG. O segundo passo importante dessa história foi dado com a extensão de base para a Associação dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás...
Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Supera Web X