Janaína Martins
Para comemorar o Dia Mundial da Água, a Saneago vai lançar dia 22 deste mês a campanha Olho no Óleo. O programa quer reduzir o impacto do óleo de cozinha usado e descartado indevidamente nas redes de esgotamento sanitário.
A saneago explicou que toda população pode participar e até lucrar com a iniciativa. De acordo com eles, serão instalados pontos de coleta, onde as pessoas vão receber crédito de R$ 0,50 por cada litro de óleo usado entregue. Esse valor será descontado na fatura de água e esgoto.
Já bares, restaurantes, lanchonetes e condomínios e grandes geradores de resíduos podem acionar a Saneago através do telefone 115. Ao realizar o cadastro, o estabelecimento será incluído na rota de coleta das viaturas do programa. O programa será feito inicialmente em Goiânia e Aparecida de Goiânia e pode ser estendido para outras cidades no decorrer do ano.
Prejuízos ambientais
Quando o óleo usado é jogado no ralo da pia, as tubulações de esgoto entopem e os custos de manutenção aumentam. Além de prejuízos financeiros, quando ele chega aos cursos d’água, prejudica a oxigenação, matando plantas e peixes.
De acordo com estimativas, cada família produz em média 1,5 litro de resíduo de óleo por mês. Esse número salta para 10 litros em bares, restaurantes e lanchonetes. O óleo reciclado será encaminhado para a produção de biodiesel.
*Com informações da Agecom
Fonte: Jornal Opção
O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás (STIUEG) teve seu início no ano de 1949, com a criação da Associação dos Funcionários da CELG. O segundo passo importante dessa história foi dado com a extensão de base para a Associação dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás...
Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Supera Web X