SOFIA FERNANDES
DE BRASÍLIA
O governo estuda fazer a modernização da rede elétrica no país de forma integrada com outros serviços, como banda larga, TV por assinatura, fornecimento de gás e água, afirmou nesta quinta-feira o diretor-geral da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), Nelson Hubner.
O setor elétrico trabalha atualmente no projeto da chamada "smart grid" (rede inteligente, em inglês), que prevê medidores de energia mais modernos, conectados a uma rede de comunicações. Com o modelo de smart grid em funcionamento, será possível fazer medições e cortes de energia remotos, conferir problemas à distância, entre outras facilidades.
Na visão do diretor, uma ação integrada com outros serviços reduzirá custos de implementação. Uma só rede de informação seria usada para vários serviços, otimizando a infraestrutura.
Até o início de março, os ministérios envolvidos no assunto - Minas e Energia, Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, Comunicações - se reunirão para discutir políticas para as redes inteligentes.
Entre as medidas deverá haver uma política industrial para incentivar a produção local de medidores inteligentes, afirmou Hubner.
Fonte: Folha Online
O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás (STIUEG) teve seu início no ano de 1949, com a criação da Associação dos Funcionários da CELG. O segundo passo importante dessa história foi dado com a extensão de base para a Associação dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás...
Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Supera Web X