Foi realizada na manhã de ontem uma reunião entre o Stiueg e o Procon do Estado de Goiás. A reunião teve como finalidade denunciar algumas práticas abusivas que o Banco Itaú tem tido com diversos trabalhadores da Saneago.
Como a folha de pagamento da Saneago foi vendida ao Banco Itaú, todos os trabalhadores da estatal devem abrir uma conta no banco mencionado. O grande problema é que a maioria dos empregados têm interesse apenas na abertura da conta salário, que não tem custo algum e permite que seja pedida a portabilidade bancária. Porém, o Itaú tem criado dificuldades para abrir a conta salário, oferecendo aos trabalhadores uma conta corrente sem custo, mas que acaba por retirar do correntista o direito à portabilidade.
O Procon nos informou que o Itaú, quando perdeu a folha de pagamento do Estado, procurou o órgão para solicitar que fosse cobrado da Caixa Econômica garantias de que a portabilidade bancária seria respeitada e, agora, ele está agindo de forma contrária à que defende. Segundo o Procon, o Itaú será convocado para uma reunião, no mais tardar na semana que vem, para esclarecer estas questões. O sindicato também participará da reunião.
O Stiueg orienta a quem está tendo dificuldades para abrir a conta, a esperar a realização da reunião entre Procon, Itaú e sindicato. Segundo a Saneago, o trabalhador tem até o dia 23 de fevereiro para abrir sua conta no novo banco, contudo, se ela não for aberta, a estatal não poderá reter o dinheiro do trabalhador e depositará os valores no local de sempre. O problema é que o Itaú irá procurar o funcinário com insistência até que a situação esteja regularizada. Mas, até lá, o sindicato acredita que a situação já estará corrigida.
Segue ofício encaminhado ao órgão:
O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás (STIUEG) teve seu início no ano de 1949, com a criação da Associação dos Funcionários da CELG. O segundo passo importante dessa história foi dado com a extensão de base para a Associação dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás...
Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Supera Web X