Com o intuito de discutir o processo de federalização da Celg e também o de privatização da Saneago, o Sindicato dos Urbanitários participou, nesta semana, de uma reunião com a deputada federal, Marina Sant’Anna (PT).
A proposta apresentada à deputada é a de que as empresas permaneçam não apenas públicas, mas, também, prestando um serviço ainda mais qualificado à população goiana. A deputada confirmou que esta também é sua proposta e se dispôs fortalecer a luta e a posição da categoria em defesa das duas empresas.
No caso da Celg, manifestamos a preocupação de que o controle acionário pela Eletrobrás (Governo Federal) não é suficiente, por si só, para garantir que a empresa tenha sua vocação de servir ao público restabelecida.
Sugerimos à deputada algumas medidas iniciais que apontariam o caminho de uma mudança de mentalidade na Celg. Marina Sant’Anna concordou com a necessidade de uma mudança de rumos na Companhia e realizará, em Brasília, conversações neste sentido. Ela ainda reafirmou sua intenção de somar forças conosco em Goiás.
Quanto à Saneago, a parlamentar está de acordo com o Stiueg de que se trata mesmo de “privatização” e não de simples PPP ou subdelegação os contratos que a empresa de saneamento quer assinar com a iniciativa privada e com cinco prefeituras do Estado. Isto é importante para que avancemos no sentido de tentar barrar a ofensiva empresarial sobre setor de saneamento em Goiás.
O Stiueg e também a deputada não concordam com a alegação de que estes contratos são necessários para a universalização dos serviços de esgotamento sanitário. Isto por que as empresas privadas visam exclusivamente o lucro e, desta forma, quem mais precisa dos serviços (a população carente, que não tem condição de pagar altas tarifas) não será beneficiada.
O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás (STIUEG) teve seu início no ano de 1949, com a criação da Associação dos Funcionários da CELG. O segundo passo importante dessa história foi dado com a extensão de base para a Associação dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás...
Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Supera Web X