Telefone: (62) 3233-0712 Email: stiueg@uol.com.br Contato Hino STIUEG

Leia..

Empresa multada pela segunda vez por poluir o Rio Meia Ponte

Salve e compartilhe
26/10/2011

 

A Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais, a Itambé, localizada no Jardim Novo Mundo, foi autuada novamente pela Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) por estar lançando esgoto bruto no Rio Meia Ponte. A empresa tem 20 dias para recorrer da multa de R$ 100 mil aplicada ontem pela agência. A Amma detectou o problema depois de ter realizado uma vistoria nas instalações da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) da empresa no último dia 19.

Segundo o presidente da Amma, Pedro Henrique Gonçalves, o monitoramento em indústrias de grande porte é procedimento de praxe realizado pela Amma. O laudo da vistoria mostrou que o esgoto que estava sendo lançado no Rio Meia Ponte não foi tratado. "De acordo com o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) é permitido o lançamento de 1mg/litro de esgoto tratado em rios. Foi verificado no monitoramento feito pelos técnicos da Amma que a indústria estava despejando 250 vezes a mais do que essa quantidade de esgoto sem tratamento no Rio Meia Ponte. Cerca de 45 mil litros de lodo ao dia", afirmou Pedro Henrique.

Esta é a segunda vez que a Itambé é autuada pela Amma por lançar esgoto não tratado no Rio Meia Ponte. Em 2009 a empresa chegou a ser interditada, mas conseguiu voltar a funcionar por meio de uma liminar concedida pela Justiça. Na época, moradores das redondezas da indústria registraram denúncias no Ministério Público (MP) reclamando dos incômodos causados pelo odor vindo do rio.

O presidente da Amma e o gerente de monitoramento ambiental da agência, Ramiro Cristiano Martins, realizaram uma visita à empresa ontem à tarde e constataram que já foi feita uma manutenção da ETE para a limpeza do lodo. "Hoje não verificamos o lançamento de resíduos no rio, mas não chegamos a fazer uma análise da qualidade da água. Eles estão no início do processo de tratamento", contou Ramiro.

Ineficiência

Conforme o laudo técnico feito após a vistoria na estação de tratamento de esgoto da empresa, "foi observada a ineficiência de tratamento no decantador secundário da ETE". Representantes da Itambé informaram à Amma que no dia da vistoria ocorreu um problema na bomba de decantador secundário, contudo não houve interrupção da produção. "Eles sempre alegam a ocorrência de acidentes na estação de tratamento, mas nunca param a produção, porque a preocupação é em produzir e não com o Meia Ponte. Quando ocorre um acidente desse tipo a empresa deve parar e informar a Amma, o que não foi feito em nenhuma das vezes", afirma.

Ramiro Cristiano explica que o lodo lançado no rio possui grande quantidade de micro-organismos que fazem o oxigênio do rio cair. "A legislação diz que o rio deveria ter 5mg/litro de oxigênio, porém hoje o Meia Ponte deve ter entre 2 e 3 mg/litro, o que é muito baixo". O lançamento de esgoto em rios, como tem ocorrido no Meia Ponte, causa diversos danos à saúde humana, além de provocar a morte de animais e a destruição significativa da flora do local.

Jornal OPopualr / Camila Blumenschein26 de outubro de 2011 (quarta-feira)

 

Destaques

Newsletter

Stiueg

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás (STIUEG) teve seu início no ano de 1949, com a criação da Associação dos Funcionários da CELG. O segundo passo importante dessa história foi dado com a extensão de base para a Associação dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás...

Onde estamos

® STIUEG.ORG.BR
Rua R-2 nº 210 Setor Oeste
Goiânia - Goiás CEP: 74125-030
Telefone: (62) 3233-0712
Email: stiueg@uol.com.br

Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Supera Web X