Um protesto contra a aprovação do Projeto de Lei 1749/11, que cria a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para gerenciar os hospitais universitários federais, paralisou, na manhã de ontem, o atendimento ambulatorial e laboratorial do Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal de Goiás (UFG).
A empresa, conforme o projeto, relatado pelo deputado federal Danilo Forte (PMDB-CE), ficaria responsável pelo gerenciamento de todos os 46 hospitais universitários existentes no País.
O protesto foi realizado por servidores da universidade, que seguiram em caravana para Brasília (DF), onde se juntaram a servidores de outras instituições federais de ensino superior, principalmente onde existem hospitais universitários, para manifestar contra a proposta, que seria apreciada pela Câmara Federal. De Goiânia, partiram 69 servidores.
De acordo com o coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições de Ensino Superior em Goiás (SintIfes-GO), João Pires Júnior, o projeto desvincula os hospitais das universidades, passando a gestão para uma empresa constituída sob forma de sociedade anônima (S.A.).
Segundo aponta, a alteração deve ser vista sob três aspectos que considera fundamentais e preocupantes. O primeiro deles, diz, é a questão da privatização da gestão. Outro ponto levantado é a desvinculação dos hospitais das universidades, que deixariam de ter um espaço adequado para execução de seus projetos pedagógicos. Além disso, frisa, há ainda a questão da precarização das relações de trabalho, já que os trabalhadores poderão ser contratados sem concurso público, sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), facilitando contratações sem concurso público e demissões de servidores.
21 de setembro de 2011 (quarta-feira)
O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás (STIUEG) teve seu início no ano de 1949, com a criação da Associação dos Funcionários da CELG. O segundo passo importante dessa história foi dado com a extensão de base para a Associação dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás...
Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Supera Web X