De São Paulo,
Postos para o abastecimento de carros movidos a Hidrogênio não são novidade no Estado da Califórnia (EUA).
Um deles, porém, usa o combustível produzido de uma maneira inédita, capaz de tornar o sistema ainda mais sustentável.
Divulgação |
Posto que usa hidrogênio feito a base de dejetos |
Os veículos movidos a hidrogênio já têm índice zero de emissão de poluente, soltando apenas vapor de água pelo escapamento.
O posto da Air Products, na cidade de Orange, usa hidrogênio produzido a partir do gás metano liberado pelos dejetos de uma estação de tratamento de águas residuais -- a que vem da descarga dos vasos sanitários.
Na estação, os dejetos vão para uma usina, onde passam por um processo de purificação e transformam-se em hidrogênio.
No final do processo, o hidrogênio é encaminhado ao posto.
Divulgação |
Estação de tratamento de esgoto que transforma gás metano dos dejetos em hidrogênio, na California (EUA) |
"Esse é o máximo da sustentabilidade que se pode chegar. Pegar dejetos humanos e transformar em eletricidade e combustíveis para transporte que precisamos, e o potencial térmico, que também pode servir para o processo de transformar resíduos em produtos", afirma o professor Scott Samuelsen, diretor do Centro Nacional de Pesquisas com Células de Combustível, da Universidade da Califórnia.
O posto em Orange tem capacidade para abastecer 50 carros por dia, mas a frota de veículos fuel cell ainda é pequena e experimental.
*Com agências internacionais
Fonte: Folha Online
O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás (STIUEG) teve seu início no ano de 1949, com a criação da Associação dos Funcionários da CELG. O segundo passo importante dessa história foi dado com a extensão de base para a Associação dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás...
Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Supera Web X