Por Thiago Dantas
Há 40 anos atrás o Brasil vivia um período bastante crítico no que tangia à segurança dos trabalhadores: o número de acidentes de trabalho era tão alto que o Banco Mundial ameaçou retirar todos os empréstimos concedidos caso as coisas permanecessem como estavam.
Diante disso, em 1971, o então ministro do trabalho Júlio Barata publicou as portarias 3.236 e 3.237 para regulamentar a formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho – atualizando assim o artigo 164 da CLT. A partir de então o dia 27 de julho foi tido como o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho.
A data tem como objetivo propor reflexões que estimulem o debate a fim de que diminuam cada vez is acidentes de trabalho, levanta temas importantes como o uso de acessórios de proteção para serviços que possam trazer algum e também prevenção de doenças ocupacionais como o D.O.R.T. (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) e L.E.R. (Lesões Por Esforços Repetitivos), as vantagens de ginásticas laborais e também a qualidade de vida do trabalhador.
Qualidade esta que está intrinsecamente ligada ao bom desempenho das empresas, corporações e instituições, uma vez que uma empresa consciente da importância do bem estar de seus funcionários se sobressai financeiramente a outras, evitando gastos com processos, indenizações e tratamentos de saúde caros que poderiam ser evitados com medidas de prevenção adequadas.
Por essas e outras, algumas empresas – dependendo da quantidade de funcionários e do ramo de atuação – podem ser obrigadas a contratar, por exemplo, técnicos, médicos, engenheiros, enfermeiros e auxiliares de enfermagem especializados em Segurança do Trabalho.
Parabéns a todos os profissionais que contribuem, direta ou indiretamente, para que haja mais segurança no trabalho e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida aos trabalhadores.
Fonte: Portal Manager Online
O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás (STIUEG) teve seu início no ano de 1949, com a criação da Associação dos Funcionários da CELG. O segundo passo importante dessa história foi dado com a extensão de base para a Associação dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás...
Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Supera Web X