Amanhã, dia 27 de novembro, é o dia do Técnico em Segurança do Trabalho, um profissional de suma importância dentro das empresas e instituições. Esse dia foi escolhido em virtude da data da publicação da Lei 7410, de 1985, que regulamenta sua profissão.
A função principal do Técnico em Segurança do Trabalho é evitar as ocorrências de acidentes e doenças no trabalho. Para tanto, no exercício de suas atribuições, ele atua no comportamento dos trabalhadores, orientando-os a adotarem práticas seguras na execução das tarefas. Atua também identificando, estudando e propondo soluções para a correção das condições ambientais que possam ser motivadores de acidentes e doenças nos trabalhadores.
Dessa forma, o Técnico em Segurança do Trabalho cumpre um importante papel para o trabalhador na promoção da sua integridade física e mental. Além disso, também cumpre importante papel tanto para a empresa (evitando as perdas por acidentes), quanto para a sociedade (evitando as demandas por indenizações junto ao INSS que é mantido com os impostos pagos por todos).
No entanto, os Técnicos em Segurança do Trabalho não tem encontrado nas empresas as condições ideais para o desenvolvimento de suas atividades devido a duas condições básicas: 1- A inexistência de Política de Segurança e Saúde no Trabalho documentada e bem divulgada e; 2- A colocação do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) nos mais baixos níveis hierárquicos do Organograma da empresa sem autonomia e sem os recursos necessários.
Enquanto isto, o número de trabalhadores acidentados em trabalho no Brasil são alarmantes, fazendo com que o país figure sempre entre os países com maior número de acidentes e doenças no trabalho do mundo.
Os Técnicos em Segurança do Trabalho podem contribuir muito para mudar esta triste realidade, porém necessitam de maior autonomia no desenvolvimento de suas competências.