Telefone: (62) 3233-0712 Email: stiueg@uol.com.br Contato Hino STIUEG

Leia..

Trabalhadores participam de Audiência Pública sobre PPPs

Salve e compartilhe
20/10/2010
Foi realizada durante a manhã de ontem, no auditório do Ministério Público de Goiás, Audiência Pública para discutir modelos de Parcerias Público-Privadas (PPPs) no setor de saneamento das cidades de Trindade, Anápolis, Rio Verde e Aparecida de Goiânia. Os trabalhadores da Saneago, mobilizados pelo sindicato, compareceram em massa ao local.
 
Esse início de discussão a respeito das PPPs foi de suma importância, pois a categoria e a sociedade puderam ver a opinião da direção da empresa, dos prefeitos, do Ministério Público e também dos trabalhadores. Na avaliação do coordenador do Centro de Apoio Operacional do Consumidor (Ministério Público), Érico de Pina Cabral, as parcerias público-privadas são a principal solução para os problemas existentes em Goiás. “Para o consumidor, é mais vantajoso que as obras sejam feitas a partir de verbas públicas”, declarou (vide site do MP-Go). Em sua fala durante a Audiência, o promotor afirmou que o governo federal tem recursos para o saneamento e o que falta em Goiás é planejamento estratégico para obter tais recursos.
 
Os prefeitos das cidades citadas acima também se manifestaram a respeito dos problemas urgentes de saneamento básico e tratamento de água que suas cidades enfrentam e da necessidade de soluções. O presidente da Saneago, Nicomedes Borges, afirmou, durante sua fala, que está feliz por ter iniciado essa discussão a respeito de PPPs e que aquela era apenas a primeira Audiência Pública para discutir o assunto e que muitas outras serão realizadas. Ele ainda alegou que esse tipo de parceria ainda é um tabu para os trabalhadores e para a população e mostrou clara a opinião da Saneago de que a única solução para o Saneamento são as PPPs.
 
O diretor administrativo do Stiueg, Washington Fraga, também expôs a opinião do sindicato a respeito do assunto. Ele mostrou que com as PPPs o capital privado entrará no saneamento de parte do Estado, o que, fatalmente, culminará na privatização dos serviços de água e esgoto. Também concordou com o representante do Ministério Público de que existem recursos do governo federal para o saneamento e que é com esta verba que devemos sanar os problemas do setor. O sindicalista afirmou que a discussão do saneamento deve ser tratada como problema de saúde pública, ou seja, deve ser tratada pelo Estado. Ele ainda criticou a não discussão, por parte do governo, de um Programa Estadual de Saneamento.
 
O sindicato alerta aos trabalhadores que essa discussão deve ser amplamente debatida e que todos devem se informar sobre o assunto. Participem de reuniões setoriais que tratem do tema e atendam, como foi feito ontem, ao chamado do sindicato para a participação em Audiências Públicas dessa importâncias. O futuro do saneamento de Goiás e, consequentemente, de seus empregos, depende disso. 
 
Para visualizar a fala do diretor do Stiueg, Washington Fraga, na Audiência Pública basta acessar o link http://www.stiueg.org.br/Videos.asp e clicar no vídeo Diretoria do Stiueg – Audiência sobre PPPs.
 

Destaques

Newsletter

Stiueg

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás (STIUEG) teve seu início no ano de 1949, com a criação da Associação dos Funcionários da CELG. O segundo passo importante dessa história foi dado com a extensão de base para a Associação dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás...

Onde estamos

® STIUEG.ORG.BR
Rua R-2 nº 210 Setor Oeste
Goiânia - Goiás CEP: 74125-030
Telefone: (62) 3233-0712
Email: stiueg@uol.com.br

Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Supera Web X