Saiu hoje a sentença dos processos 870/2009 e 868/2009 que tratam do pagamento de Adicional de Periculosidade aos Operadores de Sistema do Sistema ETA Meia Ponte e da ETE. Na sentença, a juíza da 6ª Vara da Justiça do Trabalho reconheceu que os Operadores de Sistema da Saneago têm direito ao Adicional de Periculosidade no percentual de 30% da remuneração.
Essa é uma vitória histórica, pois há muito tempo os operadores tentam corrigir essa injustiça e receber o adicional. Com essa decisão, na qual ainda cabe recurso por parte da estatal, os trabalhadores terão direito ao reajuste do salário e a todas as diferenças geradas pela ausência do Adicional nos últimos cinco anos, inclusive diferenças de férias, 13º, FGTS, anuênios, entre outros.
Com a decisão, mais de 100 pessoas foram beneficiadas. Caso a Saneago entre com recurso, a assessoria jurídica do Stiueg acredita que será um recurso sem êxito. Isso por que a prova pericial foi contundente em reconhecer a situação de risco elétrico a qual são submetidos os operadores.
Antes desses dois processos o Stiueg já havia ganhado o processo dos operadores do João Leite, que já está em fase de execução. Resta agora apenas o processo de outros operadores do João Leite que não entraram na primeira ação e que já está com audiência marcada.
Essa decisão mostra a importância dos trabalhadores se aliarem ao sindicato e correrem atrás do que lhes é de direito.