Foi realizada na tarde de ontem uma assembleia geral com os trabalhadores da Saneago. Em pauta estava o andamento da Campanha Salarial 2010. Na última semana foi realizada uma rodada de negociações entre Stiueg e uma comissão formada pela Saneago para se discutir a pauta da Campanha. Na reunião, a comissão sinalizou que a empresa apenas concederia aos trabalhadores a manutenção das conquistas anteriores e o índice de reposição da inflação.
A diretoria do Stiueg argumentou contrariamente a essa posição já que a empresa tem tido muitos investimentos e, ainda assim, não investe em seu funcionário, que é o maior bem da estatal. Diante disso, essa comissão se comprometeu a fazer uma avaliação de alguns itens da pauta que não vão impactar tanto a folha de pagamento como férias fracionadas e incentivo intelectual. Porém, deixamos claro aqui que não vamos abrir mão itens como aumento do ticket alimentação, entre outros.
Antes da assembleia o sindicato tomou conhecimento de que o gerente do Distrito de Itumbiara coagiu alguns trabalhadores a não virem à assembleia e os ameaçou de punição caso viessem. Trata-se de uma prática anti-sindical que o Stiueg não vai aceitar de forma alguma. Atitudes como essa são vergonhosas e inconcebíveis e o sindicato tomará todas as medidas possíveis e cabíveis para não deixar que tais práticas voltem a acontecer tanto no Distrito de Itumbiara quanto em qualquer local da empresa. E a categoria também está de “olhos abertos” para isso e deu uma vaia ao gerente.
Ao fim da assembleia ficou-se definido que será realizada no próximo dia 18 (terça-feira) uma nova assembleia geral com TODOS os trabalhadores da Saneago. O ato acontecerá no Cepal do Setor Sul, a partir das 14h. Ainda hoje o sindicato enviará um ofício à Saneago cobrando uma nova rodada de negociações para que no dia 18 já tenhamos uma contra-proposta condizente com as reais necessidades da categoria.