Há cerca de 15 dias, moradores do município de Bonfinópolis, a 33 quilômetros da capital, na região metropolitana, sofrem com a falta de água em algum período do dia. Segundo moradores que procuraram a Redação para denunciar o problema, a falha no abastecimento de água atinge toda a cidade, mas a situação é pior em bairros como o Setor Juliana e a Vila Senhorinha.
“Está certo que não falta água o dia todo, mas, sempre, em um período todo do dia. É sazonal”, conta um comerciante que preferiu não ser identificado. Tanto o estabelecimento comercial do qual é proprietário quanto a sua residência estão localizados no Centro de Bonfinópolis. Em ambos os lugares, o comerciante enfrenta o problema da falta de água.
Moradora do Setor Juliana, a dona de casa Rosimeire dos Santos diz que, nas últimas semanas, já passou até um dia inteiro sem água. “Tive de deixar para lavar a roupa depois e o serviço acabou acumulando”, reclama ela. “Pior mesmo foi ficar sem jeito de dar banho nas crianças”, acrescenta, referindo-se aos dois filhos e ao sobrinho.
Procurada pela reportagem, a Saneamento de Goiás (Saneago) confirmou, por meio de sua Assessoria de Comunicação, o problema no abastecimento da cidade de Bonfinópolis. O órgão explica que o sistema, no município, atingiu o seu limite, provavelmente pelo aumento do consumo de água nestes dias de calor e clima seco.
Caixa d’água
Aliado ao consumo acima da média, o aumento da população local são apontadas pela Saneago como as principais causas da falha na distribuição. “Quem deve estar sentindo mais esse problema são os moradores que não possuem reservatório domiciliar (as chamadas caixas d’água). O órgão está ciente e já está tomando as providências necessárias”, informa o assessor de Comunicação Bruno Rocha, lembrando que a Saneago planeja a ampliação do sistema de abastecimento de água em Bonfinópolis.
De acordo com a Assessoria de Comunicação da Saneago, três poços já foram perfurados no município e, agora, a fase é de levantamento orçamentário. O próximo passo será a licitação da obra, cuja conclusão deverá ocorrer em um ano, entre maio e junho de 2011. Até que a situação seja resolvida de forma definitiva, a melhor alternativa, segundo a Saneago, é que os moradores de Bonfinópolis que não possuam reservatório em casa, providenciem o equipamento, para poderem acumular água.
Fonte: O Popular
O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás (STIUEG) teve seu início no ano de 1949, com a criação da Associação dos Funcionários da CELG. O segundo passo importante dessa história foi dado com a extensão de base para a Associação dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás...
Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Supera Web X