Telefone: (62) 3233-0712 Email: stiueg@uol.com.br Contato Hino STIUEG

Leia..

Energia consumida caiu 0,5% durante horário de verão, estima MME

Salve e compartilhe
23/02/2010

Danilo Oliveira, da Agência CanalEnergia,
 Operação e Manutenção

A 36ª edição do horário de verão registrará cerca de 0,5% de redução total da energia consumida, segundo previsão do Ministério de Minas e Energia. O percentual representa economia de 490 GWh no Sudeste e Centro-Oeste e 136 GWh no Sul. A previsão de redução da demanda durante o regime especial é de 4,4% nas regiões Sudeste e Centro-Oeste e 4,5% de redução na demanda do Sul, o que representam 1.780 MW e 490 MW. O horário de verão termina a zero do próximo domingo, 21 de fevereiro, quando os relógios deverão ser atrasados em uma hora em 10 estados e no Distrito Federal.

Em Minas Gerais, a Cemig apurou redução de 3,5% na demanda no horário de pico, o equivalente a cerca de 250 MW, 0,3% a mais que em 2009. No consumo, a distribuidora calcula que a economia se manteve em 0,5%, na comparação com a vigência anterior do regime. A Copel (PR) registrou decréscimo de 5% na demanda média durante o horário de ponta. A folga, segundo a companhia, equivalente a 200 MW de potência.

Em Brasília (DF), a Ceb contabiliza redução média de 5% na demanda de energia no horário de ponta e queda de 0,35% no consumo total. Este decréscimo representou uma economia de 1.558 MWh. Outra empresa que registrou economia durante o horário de verão foi a Celesc (SC), que equivale à redução de de 4,4% na demanda (115 MW) e 0,5% na energia (12 MW médios) na área de concessão da distribuidora.

O horário de verão, que teve início no último dia 18 de outubro, foi aplicados nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. Pela primeira vez, o regime teve datas fixas para início e término, atendendo ao decreto 6.558 de 2008.

A legislação estabeleceu que a mudança no horário ocorrerá no terceiro domingo de outubro e terminará no terceiro domingo de fevereiro. Caso a data coincidir com o domingo de carnaval, segundo o decreto, o final do horário de verão é transferido para o domingo seguinte.

De acordo com o MME, o horário de verão possibilitou nos últimos dez anos redução média de 4,7% na demanda no horário de pico, que ocorre entre as 18 horas e 21 horas. A consolidação dos valores da redução da demanda no horário de pico e do consumo de energia é realizada nas primeiras semanas após o término do horário de verão.

Destaques

Newsletter

Stiueg

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás (STIUEG) teve seu início no ano de 1949, com a criação da Associação dos Funcionários da CELG. O segundo passo importante dessa história foi dado com a extensão de base para a Associação dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás...

Onde estamos

® STIUEG.ORG.BR
Rua R-2 nº 210 Setor Oeste
Goiânia - Goiás CEP: 74125-030
Telefone: (62) 3233-0712
Email: stiueg@uol.com.br

Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Supera Web X