Telefone: (62) 3233-0712 Email: stiueg@uol.com.br Contato Hino STIUEG

Leia..

Presidente visitará goiás no próximo dia 12

Salve e compartilhe
02/02/2010

Alcides e Lula inauguram dia 12 obra da Barragem do João Leite

Convite foi feito pelo governador e compromisso foi incluído na agenda de presidente no fim da tarde de ontem. Estado espera anúncio de avanços em negociações com a Celg

Fabiana Pulcineli

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltará a Goiás no dia 12 deste mês para inaugurar a Barragem do Ribeirão João Leite. O evento foi incluído na agenda do presidente no final da tarde de ontem.

A confirmação da visita foi feita pela assessoria da Presidência ao secretário da Fazenda, Jorcelino Braga (PP), e ao vice-prefeito de Goiânia Paulo Garcia (PT). O convite havia sido feito pelo governador Alcides Rodrigues (PP) ao presidente e à ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, presidenciável do PT e responsável pela elaboração do PAC. Ainda não há confirmação sobre a presença de Dilma.

A obra na capital teve início no governo de Marconi Perillo (PSDB), hoje senador, e foi incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Será a segunda obra do programa a ser inaugurada com a presença do presidente. A primeira foi a duplicação da BR-060, de Anápolis a Brasília, em outubro de 2007.

A expectativa do governo goiano é que o presidente Lula anuncie durante a visita avanços na negociação para equilibrar as contas da Celg.
A vinda este mês será a 14ª visita do presidente Lula ao Estado. Seis foram por motivos administrativos, já no governo Alcides. Na campanha eleitoral de 2006, ele esteve por duas vezes em Goiás, para defender as candidaturas de Maguito Vilela (PMDB) e Barbosa Neto (PSB).

Na última vinda, em 13 de agosto, o presidente agitou o cenário político do Estado ao elogiar o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, acenando para uma possível candidatura do auxiliar. Ao final do mês seguinte, Meirelles se filiou ao PMDB.

Na ocasião, o presidente anunciou que em 30 dias – até 13 de setembro – a questão da Celg estaria encerrada. Em discurso na Praça Cívica, cobrou a revelação dos responsáveis pelo rombo na companhia.

Após seis meses, a negociação ainda está em andamento na Eletrobrás. Um novo entrave, segundo o jornal Folha de S.Paulo, é a necessidade de renovação da concessão da Celg até 2035. A concessão encerra-se em 2015 e impede a contratação de empréstimos de longo prazo.

Segundo a Folha, em reportagem de sexta-feira, o presidente Lula decidiu assinar uma medida provisória (MP) que amplia as concessões que se encerram até 2020. A decisão possibilita a compra de ações da Celg e também da Cemig (MG) e terá como contrapartida a redução da tarifa.

O secretário Jorcelino Braga, que comanda as negociações com o governo federal, disse acreditar que o processo de renovação da concessão seja rápido. Ele lembra que o prolongamento do prazo já estava previsto no acerto com a Eletrobrás.

A proposta final, que prevê venda de 41,08% das ações do governo estadual para a Eletrobrás, foi avaliada informalmente pelo Conselho de Administração da estatal federal no dia 22, mas ainda não foi submetida à votação.
O secretário pediu ajuda de auxiliares da Presidência para que a proposta entre na pauta de nova reunião do conselho esta semana. Braga, que evita falar em datas, disse estar otimista com o avanço das negociações.

ObrasO governador esteve ontem em Brasília para prestigiar a posse da nova diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Esta semana, ele retoma viagens ao interior para inaugurar obras. O ex-presidente da OAB Goiás Miguel Cançado foi empossado como diretor-tesoureiro.

Segundo a assessoria de imprensa, ele vai entregar duas pontes, duas praças e a restauração da Casa de Câmara e Cadeia de Santa Cruz. Na quinta-feira, ele inaugura ponte sobre o Rio do Peixe e, no dia seguinte, sobre o Rio Corrente, ambas na região Sudoeste.

Hoje pela manhã, o governador comanda evento de assinatura de convênio entre a Secretaria do Planejamento e prefeituras para a aquisição de patrulhas mecanizadas.

Fonte: O Popular

Destaques

Newsletter

Stiueg

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás (STIUEG) teve seu início no ano de 1949, com a criação da Associação dos Funcionários da CELG. O segundo passo importante dessa história foi dado com a extensão de base para a Associação dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás...

Onde estamos

® STIUEG.ORG.BR
Rua R-2 nº 210 Setor Oeste
Goiânia - Goiás CEP: 74125-030
Telefone: (62) 3233-0712
Email: stiueg@uol.com.br

Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Supera Web X