O IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor - Amplo 15), considerado uma prévia da inflação oficial, registrou alta de 0,28% em agosto, divulgou hoje o IBGE. Em julho, o índice ficou em -0,07%.
O que aconteceu
Índice voltou a acelerar depois de registrar deflação no mês passado. Sete grupos, dos nove pesquisados, registraram alta em agosto. Em agosto do ano passado, a taxa foi de -0,73%.
Resultado foi influenciado principalmente pela alta da energia elétrica, que subiu 4,59%. No mês passado, a conta de luz ficou mais barata com a incorporação do bônus de Itaipu nas contas. Como não houve bônus neste mês, o preço da energia subiu. Além disso, houve reajuste nas taxas em três cidades pesquisadas: Curitiba, Porto Alegre e São Paulo.
Em 12 meses, a inflação acumulada pelo índice é de 4,24%. Resultado ficou acima dos 3,19% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores, indicando que a inflação já atingiu seu ponto mais baixo do ano. No acumulado em 8 meses, o índice acumula alta de 3,38%.
Leia mais em https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2023/08/25/previa-da-inflacao-agosto-ipca-15-ibge.htm
O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás (STIUEG) teve seu início no ano de 1949, com a criação da Associação dos Funcionários da CELG. O segundo passo importante dessa história foi dado com a extensão de base para a Associação dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás...
Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Supera Web X