No dia 15/08, os Urbanitários de Goiás se mobilizaram mais uma vez para participar do Lançamento da Frente Parlamentar Mista em defesa do Saneamento Público, na Câmara dos Deputados, em Brasília.
Nesse momento o saneamento segue em disputa devido aos últimos decretos do presidente Lula terem ajudado o saneamento, mas infelizmente a Câmara dos Deputados acabou sustando esses decretos e no Senado houve um acordo que fez o governo retirar esses decretos momentaneamente.
A participação da categoria foi importante, pois demonstrou aos parlamentares que estamos mobilizados contra as privatizações.
A atividade contou com a presença de diversas entidades representativas do setor de saneamento, parlamentares e lideranças sociais. A mesa dos trabalhos foi conduzida pelo deputado Joseildo Ramos (PT-BA) que vai presidir a Frente. O Deputado disse que essa frente só ganhou força devido à mobilização dos sindicatos de todo o país, transformando o dia 15 de agosto no dia de conscientização da luta para que a água seja pública, pois é um direito humano.
A Deputada Federal Leda Borges exaltou a presença e mobilização dos Urbanitários de Goiás na luta pelo saneamento público e defende que água e energia jamais deveriam passar pela privatização. “A batalha aqui é muito árdua porque o Congresso Nacional tem uma grande maioria a favor da privatização, mas eu entendo que as companhias de saneamento tem uma missão social de levar um serviço de qualidade a todos os rincões do país. Eu sou goiana e defendo que a Saneago precisa se manter pública pela qualidade de serviço que a empresa presta à toda a população do estado” declarou Leda Borges.
O Deputado Glauber Braga disse que essa Frente Parlamentar tem um papel importantíssimo para não deixar essa luta morrer. “Sou solidário á todos os companheiros que têm como missão não deixar a luta incansável dos trabalhadores contra a privatização do saneamento e também à aqueles que participaram do esquartejamento das estatais onde trabalham, mas que não perderam o horizonte de esperança nem da restatização das empresas de energia e saneamento, nem da manutenção daquilo que ainda não foi entregue. Aqui estão presentes trabalhadores que não desistiram da luta, mesmo diante à ameaças, pois é assim que vamos conquistar a vitória e derrotar os privatistas de plantão”.
A Deputada Federal Adriana Accorsi ressaltou a importância do STIUEG na luta incansável contra as privatizações. “Eu gostaria de saudar o companheiro João Maria e todos os representantes da Saneago que é um patrimônio do povo que presta um serviço público e de qualidade em Goiás. É importante ressaltar que no nosso estado nós sabemos muito bem o que significa a privatização. Porque a companhia elétrica de Goiás foi privatizada e tornou o serviço precarizado, de péssima qualidade e muito caro. Por isso nós lutamos contra a privatização e contra a abertura de capital que também é uma forma de privatizar o saneamento básico que é um direito humano, sobretudo para nós mulheres”.
O diretor do STIUEG, João Maria de Oliveira fez uma retrospectiva da luta dos Urbanitários de Goiás para criar estratégias e manter o saneamento público. “Além da luta contra a privatização do saneamento, precisamos no manter firmes na luta e dar o grito pela restatização não só da Eletrobrás, mas das elétricas estaduais que foi uma tragédia, especialmente em Goiás. Preciso ressaltar a importância da firmeza dos trabalhadores que se mantém na luta contra as privatizações. Quero dizer que sempre estaremos aqui na trincheira, pois acreditamos que o Brasil tem rumo e que vamos atingir nossos objetivos!”.A Frente Parlamentar Mista em defesa do Saneamento Públicovem para fortalecer as propostas de legislação que apontem para a manutenção do saneamento nas mãos do estado.
O STIUEG segue junto na luta mobilizando a população e os parlamentares contra as privatizações tanto do saneamento quando da energia. Juntos!
O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás (STIUEG) teve seu início no ano de 1949, com a criação da Associação dos Funcionários da CELG. O segundo passo importante dessa história foi dado com a extensão de base para a Associação dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás...
Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Supera Web X