No último dia útil de abril, o STIUEG entregou a pauta de reivindicações da campanha salarial da Saneago, um mês antes do vencimento do acordo coletivo vigente (31 de maio de 2023). A pauta foi elaborada coletivamente, com a contribuição de todos. Assembleias regionais em todas as regiões do estado e contribuições online ajudaram a construir este documento crucial.
O documento reflete as necessidades dos trabalhadores da Saneago. Além do pedido de reposição da inflação no salário e nos vales e auxílios, pedimos um aumento real, baseado no aumento do lucro da empresa que os trabalhadores construíram e conquistaram. A pauta de reivindicações vai além da questão corporativa. Nossos pedidos envolvem o zelo e a preservação do patrimônio público goiano e propostas para melhorar o atendimento à população. A categoria dos urbanitários de Goiás segue na vanguarda da luta para toda a população.
Infelizmente, apesar de nossos esforços, os trabalhadores da Saneago enfrentam condições de trabalho degradantes. Pedidos que já deveriam ser condições mínimas de trabalho, como uniformes, EPIs e programas de segurança no trabalho e proteção à saúde mental dos trabalhadores, estão presentes em nossa pauta.
Inclui-se na pauta a solicitação de materiais de trabalho, que devem ser fornecidos pela Saneago, e que algumas vezes são custeados pelos próprios funcionários para realizar os serviços em nome da empresa.
A pauta foi entregue à mais de 15 dias e o STIUEG aguarda a resposta da diretoria da empresa e o agendamento de reuniões para tratar do interesse inadiável de todos as trabalhadoras e trabalhadores da Saneago. Mantenham-se atentos ao chamado do STIUEG para essa importante luta por nossa valorização.