O 11º ENU – Encontro Nacional dos Urbanitários – foi realizado entre os dias 12 e 14 de abril, em Brasília, O ENU reunindo diariamente uma média de 130 dirigentes do ramo urbanitário de praticamente todos os estados, para debater as questões específicas que envolvem cada um dos setores do ramo: energia, saneamento, gás e meio ambiente; e mais do que isso, unir e organizar os urbanitários, entender o contexto político atual, formular estratégias e definir ações para a luta. Afinal, setores estratégicos continuam sendo atacados pelos interesses do capital privado, que se mobilizam para ampliar e consolidar a privatização das empresas públicas de saneamento e impedir a reestatização de empresas como Eletrobrás e CELG.
Os diretores do STIUEG participaram da discussão sobre o a privatizações no setor elétrico e a luta para manter as empresas públicas do setor de saneamento. O diretor do Sindicato e presidente da FURCEN, João Maria de Oliveira, fez parte da mesa de abertura do congresso e ressaltou a importância desse momento onde se discute nacionalmente as pautas referentes á energia e saneamento.
O 11º ENU foi grandioso pela grande participação dos urbanitários de todo o país e pela qualidade dos debates. Este é um momento de reflexão e análise profunda dos problemas que atingem os urbanitários, seja na área de energia, onde se conseguiu, após a privatização da Eletrobras, que o presidente da República abraçasse a nossa lut,a brigando pela reestatização da Eletrobrás.
No saneamento, foram debatidos decretos do governo que fizeram, de certa forma, uma proteção às empresas públicas e as próximas tarefas na luta contra o novo Marco Legal do Saneamento.
A CNU, a FNU a FURCEN e as Federeções Regionais se fortaleceram com esse Encontro e ficaram mais fortes e unidos para combater as privatizações e manter o saneamento público e de qualidade.
O STIUEG segue participando de todos os espaços na luta contra as privatizações. #JUNTOS
O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás (STIUEG) teve seu início no ano de 1949, com a criação da Associação dos Funcionários da CELG. O segundo passo importante dessa história foi dado com a extensão de base para a Associação dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás...
Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Supera Web X