A inflação oficial do Brasil, medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), teve alta de 0,53% em janeiro, o primeiro mês do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A maior pressão veio do grupo alimentação e bebidas, que avançou 0,59%, segundo dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quinta-feira (9).
O resultado mostra uma desaceleração frente a dezembro, quando a alta do IPCA havia sido de 0,62%. Também ficou abaixo da mediana das projeções do mercado. Analistas consultados pela agência Bloomberg projetavam inflação de 0,56% no mês passado.
Em 12 meses, o IPCA acumulou avanço de 5,77% até janeiro, conforme o IBGE. Assim, ficou abaixo dos 5,79% registrados até a divulgação anterior.
O índice acumulado, porém, está acima da meta de inflação perseguida pelo BC (Banco Central) para 2023.
O centro da medida de referência é de 3,25% neste ano. O intervalo de tolerância é de 1,5 ponto percentual para mais (4,75%) ou para menos (1,75%).
Fonte: IBGE
O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás (STIUEG) teve seu início no ano de 1949, com a criação da Associação dos Funcionários da CELG. O segundo passo importante dessa história foi dado com a extensão de base para a Associação dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás...
Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Supera Web X