Nos últimos dias os trabalhadores terceirizados da ENEL já começaram a perceber o que a luta é capaz de nos trazer. Não é o suficiente, vamos à luta para conquistar ainda mais, entretanto é importante tirarmos as primeiras lições da nossa luta.
Todas e todos os companheiros sabem que as empresas terceirizadas sempre tiveram uma péssima relação com os trabalhadores, por muito tempo massacraram os companheiros, existem denúncias antigas de assédio moral, baixos salários e carga horária abusiva! Também é de conhecimento de todas e todos os eletricistas que o sindicato pelego nunca levou os anseios dos trabalhadores para a direção das empresas, sempre tratou a demanda das trabalhadoras e dos trabalhadores de forma nebulosa e sem transparência. No entanto, nos últimos dias observamos uma grande movimentação do sindicato pelego e da patronal, como num passe de mágica reajustaram os salários em 5% e ainda existe uma promessa de pedido de 2500,00 de piso e 1000 reais no Vale Alimentação.
Não podemos nos enganar, se antes os patrões e o sindicato pelego nada fizeram e agora estão empenhados em dar, por bondade, alguns benefícios para os trabalhadores é por que algo os ameaçou e eles estão cedendo um pouco agora, para no futuro, as coisas ficarem do jeitinho que já eram. Não existe mágica, foi a nossa luta e a nossa mobilização que já fez as velhas estruturas se movimentarem. Os patrões agora aparecem com bondade e um sindicato pelego que era inerte, agora se movimenta minimamente.
É importante comemorarmos essas conquistas, elas são frutos da nossa movimentação, assim como qualquer conquista da classe trabalhadora! A lição que fica é que somente a mobilização faz os patrões se moverem e esse é um dos princípios do STIUEG, a luta e a mobilização das trabalhadoras e dos trabalhadores! Não podemos e não vamos recuar agora! Nós temos uma ampla pauta! Vamos comemorar cada conquista nesse caminho, mas seguiremos firmes na busca de nossos objetivos com os mesmos métodos combativos e consequentes sempre!
A direção do STIUEG segue firme no propósito da luta das trabalhadoras e trabalhadores terceirizados da ENEL, mesmo que para isso seja necessário em certos momentos parar e preparar ações burocráticas, como a que estamos preparando nesse momento. Mesmo assim é importante destacar as grandes vitórias que já obtivemos. Permaneçam atentos e mobilizados, vamos avançar ainda mais! #JUNTOS!