No dia 30 de junho, após mobilização da diretoria do STIUEG, a categoria compareceu na audiência pública online sobre a Concessão de Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário do Município de Goianira promovida pela Prefeitura do município.
A categoria atendeu ao chamado do sindicato e travou uma importante luta nas redes sociais. Desde o início a os companheiros se manifestaram nos comentários e deixaram claro que a privatização da água de Goianira vai levar aquela cidade a ter sérios problemas como aumento da tarifa e desabastecimento.
Daqui para frente vamos precisar enfrentar os ataques em meio a essa pandemia de maneira virtual. Precisamos inclusive do apoio de mais urbanitários e lutadores em defesa do saneamento público.
Infelizmente o que presenciamos foi o total descaso com a população de Goianira. A lei 11.445 que ainda está em vigor, prevê o mecanismo de audiência pública como forma de democratizar o debate e fazer com que todos os setores interessados debatessem o futuro de um tema imprescindível para a vida humana como a água e o saneamento. Sendo assim a diretoria do STIUEG lamenta que uma discussão tão importante tenha sido feita de maneira online e o que é pior, no facebook, que limita a participação para quem tem conta nesta rede social.
Gestores públicos, prefeitos e chefes do executivo que são desconectados e desconhecem a realidade da população não entendem que o acesso a internet não obteve o alcance da população devido a deficiência e preço alto praticados pelas empresas privadas de telefonia se comparados com o alcance dos serviços de saneamento nos territórios. Tal atitude nos leva a questionar, quais são os interesses em privatizar o saneamento de uma cidade no final de um mandato e em meio a pandemia de Covid-19?
O STIUEG segue buscando medidas políticas e jurídicas para impedir a privatização da água nos municípios! #Aguanãoémercadoria #Juntos!
O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás (STIUEG) teve seu início no ano de 1949, com a criação da Associação dos Funcionários da CELG. O segundo passo importante dessa história foi dado com a extensão de base para a Associação dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás...
Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Supera Web X