Segurança e direitos é um tema recorrente no cotidiano de todo trabalhador e trabalhadora. Falamos de proteção o tempo todo. E sabemos porquê da insistência. Ora, segurança no mundo do trabalho é a garantir a vida. 28 de abril é o Dia Mundial da Saúde e Segurança do Trabalho, Dia Internacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.
E o STIUEG não poderia deixar de ponderar o quanto a vida de cada trabalhadora e trabalhador importa. O sistema econômico vigente é capaz de ignorar a segurança das pessoas, por em risco vida em nome do lucro. E nós lutamos por mudança, repudiamos tragédias como de Mariana, Brumadinho que poderiam terem sido evitáveis. Repudiamos tragédias com companheiros urbanitários que no exercício do seu trabalho perde a vida ou perde os movimentos, ou são mutilados a custo do lucro. Cabe a nós,Trabalhadores, sempre questionar, quanto vale nossa vida?
Anualmente, cerca de 270 milhões de trabalhadores são vítimas de acidentes em seus trabalhos, em todo o mundo, e o Brasil ocupa o 4º (quarto) lugar no ranking mundial em relação ao número de mortes, sendo hoje o país onde a cada 48 segundos acontece um acidente de trabalho e a cada 3h38m, um trabalhador perde a vida pela falta de uma cultura de prevenção à saúde e à segurança do trabalho (informações da CNTC e OIT - Organização Internacional do Trabalho).
Portanto, esse dia não é de comemoração. Dia 28 de abril é dia de conscientização. O STIUEG se junta a todos movimentos do mundo inteiro que tem o compromisso de defender a classe trabalhadora e alertar aos empresários, patrões e governos que a responsabilidade de prevenção está assegurada por lei, exigimos o cumprimento total.
O STIUEG segue cobrando dos governos a responsabilidade de implementar as leis e os serviços necessários para assegurar que os trabalhadores tenham acesso a emprego, políticas de fiscalização que garanta o cumprimento da legislação e das políticas de segurança e saúde trabalhadores. Hoje é como todos dos dias, dia de luta, seguimos juntos!