Reportagem publicada no Jornal O Popular do dia (12/03), estampa em letras garrafais o excelente resultado obtido pela empresa Saneago no exercício de 2019. A matéria discorre sobre o sucesso alcançado, destacando apenas que o resultado foi em virtude de um processo de revisão contábil e de ações de gestão e governança.
No entanto temos que ressaltar que a Saneago é um todo, composta por milhares de trabalhadores, os quais com sua força produtiva são os grandes responsáveis por este resultado. Lembrando que o índice de produtividade do quadro de pessoal, medido pela relação de ligações (água+esgoto) é de 585,64 ligações por empregados. Um dos melhores indicadores das empresas de Saneamento de todo o Brasil. Também possui um dos menores índices de perda no mesmo ranking. Mérito total dos competentes funcionários da Saneago, que promovem a saúde da população através do saneamento.
Diante de quadro tão animador e satisfatório vem à pergunta que não quer calar. Por que Privatizar? Não há resposta ou argumento plausível que conteste a permanência da Saneago como publica e patrimônio do povo de Goiás. A empresa é necessária, possibilitando políticas publicas de acesso ao saneamento. Mas de maneira tendenciosa, a reportagem tenta atribuir um aumento nos gastos administrativos, aos funcionários da empresa. Atribuindo o reajuste salarial conquistado de 4,78%, ao aumento das despesas administravas.
De forma proposital não divulga que em contra partida a empresa obteve, neste mesmo período um reajuste em suas tarifas no percentual de 5,79% A reportagem cita o STIUEG sobre uma ação trabalhista recebida em favor dos empregados. O stiueg afirma que apenas buscou na justiça os direitos não pagos e que sempre que for necessário atuará desta forma.
O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás (STIUEG) teve seu início no ano de 1949, com a criação da Associação dos Funcionários da CELG. O segundo passo importante dessa história foi dado com a extensão de base para a Associação dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás...
Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Supera Web X