Ontem (10/12) O STIUEG tomou mais vez Brasília. Em caravana os Urbanitarios de Goiás compuseram a grande mobilização contra o PL 3261/19 que privatiza o saneamento brasileiro. Novamente os fomos a frente da resistência a esse projeto nefasto. A mobilização deu resultado. Novamente, a Câmara dos Deputados não votou o projeto. Mas, a luta não é de flores e o poder econômico pressiona fortemente seus deputados e o PL 3261/19 pode entrar em votação hoje.
A “casa do povo”, a Câmara dos Deputados mais uma vez tentou impedir a entrada dos trabalhadores que queriam acompanhar a votação do PL que trata do novo marco legal do saneamento brasileiro. Mas, os homens e mulheres que lá estavam, não arredaram o pé da luta e o STIUEG com muita destreza, articulação e resistência se fez presente. Os trabalhadores e tomamos o auditório Nereu Ramos, com palavras de ordem que levantou o clima e registrou a força dessa categoria que não foge a luta.
O deputado Glauber Braga (PSOL/RJ) demonstrou mais uma vez, ser um grande parceiro, se colocou ao lado dos trabalhadores e articulou para que as diversas atividades sobre privatização fossem unificadas. Existiam duas atividades na Câmara dos Deputados contra as privatizações, uma em defesa da soberania nacional e contra as privatizações de todas as empresas públicas, e outra contra o PL do Saneamento.
Essa atividade serviu para chamar atenção da casa para a luta contra a privatização do Saneamento e, mais uma vez, o PL não entrou em pauta. Existe a possibilidade do Projeto ser votado ainda hoje (11/12), já que circula na câmara que os governadores saíram das articulações contra o PL pois eles aceitaram um acordo com o deputado Geninho, relator só projeto na Câmara, que prevê uma transição do atual modelo. Na avaliação da diretoria do sindicato esse acordo é péssimo e não atende as reais necessidades do setor de saneamento brasileiro. As expectativas estão voltadas para a tarde de hoje, uma vez que houve a confirmação de que o PL entra em pauta na tarde de hoje. A resistência não para, várias entidades ligadas ao saneamento seguem em Brasília mobilizadas e a direção do STIUEG segue vigilante em todo o processo. Vamos seguir firmes na resistência até a vitória! Juntos!