Após um esforço Hercúleo de todos os Urbanitários do Brasil, em especial os Urbanitarios de Goiás, conseguimos sepultar as Medidas Provisórias 844/18 e 868/18. Porém a sanha privatista é incessante e pelas mãos do Senador Tasso Jereissati, foi aprovado no Senado Federal O PROJETO DE LEI 3.261/19 que abre as portas para a privatização do Saneamento. Pois este projeto altera de forma drástica o Marco legal do saneamento básico.
O STIUEG esteve presente em inúmeras oportunidades junto aos parlamentares em Brasília, no intuito da preservação da água como publica e de acesso universal. Nestas articulações, foi possível a colocação de um dispositivo que dá a estatais um prazo de 30 anos para universalização dos serviços de água e esgoto, incluindo casos em que os serviços são prestados sem formalização contratual. Este dispositivo beneficia a nossa Estatal Saneago.
Porém o que houve até agora não altera a essência do projeto de lei que á privatização da Água. O PL 3.261/19 vai para a Câmara Federal para regime de votação. E lá o STIUEG estará novamente presente dialogando com cada deputado de Goiás, mostrando o perigo da privatização do saneamento. Os empresários, de olho na privatização, estarão fazendo lobby junto aos deputados. Muitas coisas poderão acontecer por isso à necessidade do nosso poder de convencimento e esclarecimentos juntos ao parlamentares e também aos Governadores.
A luta é árdua, porem o que nos mantêm motivado e confiante é a certeza que estamos fazendo a coisa certa. Não desistiremos nunca. Água não é mercadoria. Água é vida e nunca poderá virar moeda de troca.
O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás (STIUEG) teve seu início no ano de 1949, com a criação da Associação dos Funcionários da CELG. O segundo passo importante dessa história foi dado com a extensão de base para a Associação dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás...
Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Supera Web X