O Governo Federal, desde 2018 está tentando privatizar o saneamento no país. A primeira tentativa, através da medida provisória 844/2018, foi barrada depois de muita luta. A mobilização dos urbanitários de Goiás através do STIUEG, junto a inúmeras entidades nacionais, foi fundamental para a obstrução da medida.
A sanha privatista fez com que o governo Michel Temer reeditasse a medida provisória que abre o setor de saneamento do país ao capital privado nacional e internacional. A MP 868 foi editada no dia 27/12/2018 e publicada no Diário Oficial da União dia 28/12. O STIUEG sempre entendeu que essa medida é inconstitucional, pois é a reedição da MP 844 o que é vetado pela legislação brasileira.
A direção do Sindicato sempre se fez presente dentro do Congresso Nacional fazendo articulações políticas e na base, mobilizando e informando os companheiros sobre a chamada MP da sede e da conta alta.
No dia 21/05, os urbanitários estiveram em Brasília participando do Seminário Nacional em luta pelo saneamento público e contra a MP 868. Durante o evento, o diretor do STIUEG Washington Fraga participou da mesa e disse que esta MP na verdade, destrói anos e anos de debate da construção de uma política nacional do saneamento (lei 11. 445). Fraga disse ainda que a medida provisória destrói a autonomia dos municípios e acaba com o subsídio cruzado.
Após seminário e várias reuniões e articulações, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, em reunião com a liderança das minorias chegou a um entendimento e disse que nesse momento a MP 868 não será votada, diante do acordo para se voltar outras MP''s de maior interesse do Governo. É preciso seguirmos atentos e vigilantes a pauta no congresso, 24 horas por dia, para evitarmos surpresas. Esta é mais uma demonstração da força dos urbanitários de todo o país! Seguimos Juntos pela manutenção do saneamento público e pelo sepultamento da MP868.
A participação dos Urbanitários de Goiás no Seminário foi destaque no site da CSP Conlutas para ver na íntegra clique AQUI
O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás (STIUEG) teve seu início no ano de 1949, com a criação da Associação dos Funcionários da CELG. O segundo passo importante dessa história foi dado com a extensão de base para a Associação dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás...
Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Supera Web X