Atendendo ao chamado do STIUEG, trabalhadores da Capital participaram da audiência pública que tratava sobre a Medida Provisória 844 que está em tramitação no Congresso Nacional, o texto altera o Marco Legal do Saneamento Básico. Os companheiros da Saneago se uniram para mais um dia de luta que marcou o inicio de uma grande jornada de resistência pela manutenção do saneamento público e para todos.
O diretor do STIUEG, João Maria de Oliveira alertou a todos e chamou a população para abraçar essa luta, pois essa MP visa a privatização do saneamento e quem vai pagar a conta é o povo. “Temos um exemplo claro que mostra que a privatização só é boa para gerar lucros à iniciativa privada. A italiana ENEL, comprou a CELG e em menos de um ano houveram dois reajustes absurdos e a tendência é piorar. Não podemos deixar que o mesmo aconteça com a Saneago, é um caso de saúde pública, todos precisam se unir contra essa MP” finalizou.
A audiência que começou as 10h de 31/07 foi proposta pela Deputada Isaura Lemos (PCdoB) e teve a participação do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás (Stiueg), Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes),Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), pela própria Saneago, pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO), pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado de Goiás (Senge-GO)
Durante a sua fala o diretor do STIUEG, Washington Fraga disse que a MP 844 traz um retrocesso enorme no setor de saneamento e vai na contramão de vários países, como França, Holanda e Inglaterra que reforçam que a instituição pública atenda a população com saneamento básico de qualidade. “O Brasil está fazendo o caminho contrário entregando o saneamento das cidades para a iniciativa privada, tornando esse serviço quase inalcansável para a população. Nos, trabalhadores, estamos organizados na Federação Nacional dos Urbanitários e vamos tirar um dia de luta, para ir às ruas em todo o pais mostrar a nossa força contra esse governo que quer nos tirar o direito de ter saneamento básico e de qualidade para beneficiar a iniciativa privada” disse Fraga.
O STIUEG sempre se mostrou contra as privatizações e convoca os trabalhadores e a população a ficarem atentos, pois a luta pelo saneamento público está apenas no começo. O Sindicato reforça que privatizar o saneamento, não é o caminho para a universalização desse serviço. As ações políticas e jurídicas continuarão acontecendo de forma simultânea para sepultar a MP 844.
Portanto, é necessário que continuemos Juntos contra essa medida provisória que atende o interesse dos grandes empresários (nacionais e internacionais) e não da população.
O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás (STIUEG) teve seu início no ano de 1949, com a criação da Associação dos Funcionários da CELG. O segundo passo importante dessa história foi dado com a extensão de base para a Associação dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás...
Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Supera Web X